Feijoada, Lifestyle Carioca

Feijoada, Lifestyle Carioca

Para os cariocas é uma tradição e para quem está visitando é uma excelente opção para se aproximar do lifestyle da cidade do Rio de Janeiro. Por aqui feijoada faz parte da cultura da cidade!

Durante a semana, às sextas-feiras, os restaurantes self-service, principalmente do centro comercial da cidade, incluem no buffet a feijoada completa, alguns com direito a caipirinha como cortesia.

Nos finais de semana alguns restaurantes optam por servir a feijoada no sábado e outros no domingo. Mas o que é tradicional mesmo é juntar samba e feijoada! 🙂

Em vários locais da cidade (clubes, associações, bares, restaurantes e, claro, nas quadras das escolas de samba, acontecem verdadeiros encontros ao redor de uma, ou várias panelas de feijão. Não importando se for branco, preto ou mulatinho, o que vale é a confraternização.

Tem para todos os estilos!

Feijoada de Rua

A cada segundo domingo do mês o bairro de Oswaldo Cruz, coladinho em Madureira, recebe grande público, sedento pela boa mesa e boa música. O ponto de encontro que não faz distinção entre os vindos da zona norte ou da zona sul, é o recanto das Yabás, ou Tias, que oferecem ali as comidas tipicamente brasileiras, com um toque africano.

Ao todo são 16 barracas, cada uma delas com sua especialidade. Rabada, mocotó, abóbora com camarão e a onipresente feijoada são algumas das opções, a Neide Santana oferece inclusive uma versão feita com frutos do mar.

Para completar, cerveja gelada e uma grande atração musical a cada edição, Marquinhos de Oswaldo Cruz recebe um convidado especial e a Praça Paulo da Portela fica cheia de barraquinhas e muita música.

Feijoadas das Escolas de Samba

Todo terceiro sábado do mês tem feijoada no Império Serrano, em Madureira. As atrações musicais são variadas – pode ser a Velha Guarda Show da Escola, Zé Luiz do Império, Wilson das Neves, Arlindo Cruz. Muita gente emenda a tarde com a atração musical da noite na escola. Dica: chegue cedo, pois a feijoada da tia Néia é super disputada.

Na quadra da Portela, todo primeiro sábado do mês tem feijoada. Chegue cedo, pois as filas para provar o tempero da Surica são grandes. Comandando a festa, a tradicionalíssima Velha Guarda Show da Portela e convidados especiais. Já passaram por lá gente como Teresa Cristina, Paulinho da Viola e Marisa Monte.

Cacique de Ramos, a agremiação, que surgiu no começo da década de 1960, obteve uma relevância tão significativa para os rumos da música brasileira que foi tombada como Patrimônio Imaterial do Rio de Janeiro em 2010. Todo terceiro domingo do mês, o Cacique realiza sua feijoada com samba.

Praticamente todas as escolas fazem suas feijoadas, sendo algumas em eventos pontuais ou comemorativos, já essas que destacamos mantêm uma rotina do evento.

Bares e Restaurantes também entram no clima, principalmente no verão, com a proximidade do carnaval.

Aconchego Carioca, Astor, Cota 200, Couve Flor, Deli Delícia, Fellini, Garden, Hollandaise, Nanquim, The View são alguns dos que destacam a feijoada nos fim de semana.

E temos as clássicas Feijoadas de Carnaval

Academia da Cachaça – durante todos os dias de folia, Antiquarius – no sábado de carnaval, Armazém Devassa – no dia do Desfile das Campeãs, Botequim Informal – todos os dias de Carnaval, Caesar Park – no sábado de carnaval, Cavist e Bar D’Hotel – no dia 30 de janeiro,
Esplanada Grill – no sábado de carnaval, Gula Gula – no domingo de carnaval, Rio Othon Palace – no sábado, Terra Brasilis – do sábado de Carnaval até a terça-feira, Village Mall – a partir do dia 30 de janeiro.

Durante o ano todo a feijoada faz parte da vida do carioca e passou também a ser um formato de evento que vai desde comemoração de aniversários, encontros de amigos de faculdade, festas do pessoal do futebol até divulgação de rodas de samba e eventos beneficentes.

Aqui no Floresta já realizamos algumas feijoadas e estamos abertos sempre para esse formato tão carioca quanto a nossa casa! 😉

casaraofloresta
casaraofloresta@casaraofloresta.com.br
Nenhum Comentário

Publicar um comentário