Mapa Cultural Carioca

Mapa Cultural Carioca

A Cidade do Rio de Janeiro é mundialmente conhecida principalmente pelas grandiosas festas de Carnaval, Réveillon de Copacabana e o lendário Rock in Rio.

Tradicionalmente os cariocas recebem inúmeros outros eventos e congressos durante o ano devido à sua ampla infra-estrutura e rede hoteleira, aliado ao fato de ser uma cidade com atrativos ímpares.

Palco de grandes congressos, festas e feiras

Congressos e feiras são realizados ao longo do ano Rio de Janeiro, tanto Riocentro, que é o maior centro de convenções da América Latina, como também no moderno e amplo Centro de Convenções SulAmérica, na região central do Rio, na Cidade Nova, muito próximo ao edifício sede da Prefeitura.

Eventos esportivos também ocupam a cidade em espaços como o Maracanãzinho, Rio Arena e também nas areias de Copacabana.

Shows intimistas permeiam praças e espaços alternativos, festivais de cinema e teatro também se alastram pela cena carioca.

A cidade tem tradição e vocação na realização de grandes eventos, mas que isso o Rio tem o DNA dos eventos. E até o que não é tão gigantesco passa a ser tradicional e significativo tanto para manter o lifestyle carioca como para atrair os visitantes.

Confira os 3 eventos que são marcas registradas da cultura carioca:

Todo 1º sábado do mês tem Feira da Lavradio, a Feira Rio Antigo, que toma conta da Rua do Lavradio, na Lapa.

A Feira Rio Antigo é promovida há 21 anos pela Associação Polo Novo Rio Antigo e chega a reunir até 30 mil visitantes para prestigiar os mais de 400 expositores. O passeio pelo Centro do Rio Antigo é ainda uma excelente alternativa para os apreciadores de arquitetura, já que a região conserva seus casarões antigos. As lojas e restaurantes dos arredores também ficam abertos, com atrativos especiais nos dias de feira.

Considerada um dos principais eventos socioculturais da cidade, a Feira da Providência já acontece há 57 anos na cidade do Rio de Janeiro.

Cerca de 100 mil pessoas circulam pelo pavilhão do Riocentro anualmente.  Além das diversas opções de compras, lazer e entretenimento, ela também proporciona uma viagem cultural por estados e países, através da culinária, do artesanato, folclore e tradições.

Desde 2014 com a vocação de conhecer, reunir e apresentar ao grande público o que há de melhor e mais novo nas áreas de Moda, Decoração, Fotografia, Música, Gastronomia, Artesanato, Cultura e Design no Rio, a Carioquíssima é hoje sucesso absoluto.

São duas versões (Carioquíssima e Carioquíssima Gourmet) que já passaram pela Praça Mauá, Planetário da Gávea e os bairros de Santa Tereza e Laranjeiras.

Carioquíssima Gourmet

Famosa por sua boa comida e cervejas artesanais, o grande xodó da Carioquíssima ganhou vida própria, casa e um nome: “Carioquíssima Gourmet” e já se tornou uma das principais feiras de gastronomia do Rio de Janeiro.

Criada em 1996, a Babilônia Feira Hype é a feira cultural e turística oficial do Rio de Janeiro, reunindo moda, arte, design, decoração, artesanato e gastronomia em um só lugar.

A BFH é uma combinação de feira de rua + mercado + shopping center + Grand Bazar de Istambul + Biergartens (praça gastronômica dos parques alemães) + Oktoberfest de Munique + Candem Town + Shoreditch + Feira Benedito Calixto/SP +  Bread&Butter + Parque de Diversões + Circo.

Para expor no evento, são selecionados somente os produtores, ou seja, na feira, só se vende o que se produz, na feira se aplica conceitos de incubadoras, aceleradoras e start-ups, economia criativa, sustentabilidade, gestão, pop-up store, feira gastronômica, handmade (produtos feitos à mão).

Essas são as mais tradicionais feiras da cidade, mas o Rio tem muito mais para oferecer! Continue acompanhando nosso Blog para acompanhar a cena carioca! 🙂

casaraofloresta
casaraofloresta@casaraofloresta.com.br
Nenhum Comentário

Publicar um comentário