Sustentabilidade Empresarial

Sustentabilidade Empresarial

O que é?

É o conjunto de ações praticadas pelas empresas, respeitando o meio ambiente e a sociedade. Visando diminuir os impactos negativos, tomando atitudes para evitar a exploração desmedida de recursos naturais e o descarte incorreto de resíduos que possam contaminar rios e solos, mantendo o equilíbrio ecológico em nosso planeta.

A sustentabilidade empresarial é guiada por três grandes pilares: o social, o ambiental e o econômico. Isso indica que as empresas não devem buscar apenas a viabilidade financeira do seu negócio, também precisam se preocupar com o planeta e o bem estar social.

Como tornar sua empresa mais sustentável?

Para que uma empresa seja considerada sustentável ambientalmente e socialmente é preciso adotar práticas que apresentem resultados significativos, visando seu crescimento econômico sem agredir o meio ambiente e colaborando para o desenvolvimento da sociedade.

Exemplos:

– Uso racional de água. Utilizando temporizadores de torneira (quando instalados, você pode definir um tempo padrão de uso, quando o tempo se esgota o aparelho desliga a torneira) ou redutor de vazão (são acessórios acoplados as torneiras com objetivo de reduzir a quantidade de saída de água).

– Uso racional de energia elétrica. Utilizando lâmpada inteligente (economiza a energia a partir do controle da luminosidade), ar-condicionado que funciona alimentado por energia solar, lâmpada de LED (possui o menor consumo de energia) e fazer manutenções nas instalações elétricas.

– Uso de materiais recicláveis para confecção de embalagens dos produtos.

– Reutilização de sobras de matéria-prima.

– Reciclagem de lixo sólido.

– Diminuir o consumo de descartáveis.

– Escolher fornecedores que possuam padrões de qualidade, respeitando o meio ambiente.

– Fazer entregas de bicicleta ou a pé quando possível.

– Incentivar um esquema de carona entre funcionários que morem próximos.

Quais são as vantagens?

– Melhoria da imagem da empresa junto aos consumidores. Aumenta a cada dia o número de consumidores que procuram por produtos que garantem a sustentabilidade.

– Redução dos custos de produção, através de reciclagem, reutilização de água, entre outros.

– Incentivos fiscais. O governo beneficia as empresas que adotam práticas sustentáveis, oferecendo isenção em alguns impostos e facilidade de crédito.

– Valorização das ações em bolsas de valores. Cada vez mais investidores têm procurado comprar ações de empresas sustentáveis socialmente e ambientalmente.

– Melhoria nas condições ambientais do planeta.

Antigamente, as empresas eram diferenciadas pelo investimento em qualidade. Hoje em dia, o público procura empresas que também desenvolvem projetos que minimizem os impactos ambientais e se preocupam com a sociedade. As empresas terão cada vez mais sua imagem positiva a medida que mais demonstrarem que são sensíveis às questões socioambientais.

Sustentabilidade é uma necessidade, um compromisso com o planeta que precisa ser firmado e cumprido para que seja possível coexistir o natural e o industrial, o social e o capital assim como o coletivo e o privado.

Espera-se que cada vez mais, a sustentabilidade empresarial seja um dos principais ativos das corporações, sejam elas pequenas, médias, grandes ou multinacionais.

Faça parte desse time e multiplique essa ideia! Vale lembrar que sem natureza e pessoas não há negócios! Atuar com preservação ambiental e consciência social é a estratégia comercial mais inteligente do mercado.

 

casaraofloresta
casaraofloresta@casaraofloresta.com.br
Nenhum Comentário

Publicar um comentário